quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rotineiramente. Confortável cansaço

Todo final de ano é a mesma história, os mesmos personagens, as mesmas preocupações. Na escola eu era feliz, já teria passado e contaria os dias primeiro para o aniversário e depois para o Natal. Acontece que o tempo passa rápido, a gente cresce e nem vê; num minuto estava na 5ª série e ainda ontem iniciava na Ufes. E no intervalo entre um estudo e outro ainda houve o momento da arte, dança. Aos que pensam que cultura relaxa sinto informar que sobrecarrega. Descobri que o corpo cansa tanto quanto a mente. Trabalhamos com a mente o ano todo e no fim quanto mais precisamos dela a mesma insiste em se cansar mais rápida, mas não machuca ninguém. Entretanto as pernas ou braços doem numa frequência maior, pedem descanso, a sorte é que somos treinadas para isso o ano todo, sentir satisfação quando o maior cansaço aperta.
A mente distrai, o corpo relaxa, ambos pedem descanso. Mentira! Pura contestação, eles pedem férias é bem verdade, mas nessa época é simplesmente porque os acostumamos assim ano após ano. Condicionamento e acomodação essas são as palavras que nos levam a pensar que cansa mais. É bem verdade que em alguns casos há uma sobrecarga, principalmente quando seus professores resolvem passar todos os trabalhos importantes para o final do período, porém se fizemos coisas possíveis e impossíveis durante cerca de 4 meses o que são mais algumas semanas?
Relaxe, tome um banho gostoso, saia para as festinhas que puder e desfrute; você ainda está na faculdade. Poderia ser pior! Você poderia já ser um jornalista sem férias, finais de semana e feriados e o melhor: ganhando o mínimo para isso tudo. Acredite que provavelmente fará isso tudo e ainda com um sorriso porque jornalistas são assim, gostam do que fazem apenas pelo prazer da profissão. E seja na universidade ou em seu campo de trabalho repete-se que "todo final de ano é a mesma história, os mesmos personagens, as mesmas preocupações".

1 comentários:

Unknown disse...

a vida é um ciclo sem fim, é um ciclo vicioso.
mas precisamos sempre de um descanso ou de distrair da rotina que, por mais que seja legal, cansa.

ótimo texto, china ;*
sabia q seu corpo doía ;p