domingo, 25 de março de 2012

Vários mundos, mundos de Crestomanci

"Os mundos de Crestomanci" são livros infanto-juvenis sobre um mago, que controla o uso da magia em um mundo em que esta não é algo estranho ao cotidiano. Nas palavras dele cada pessoa nasce com diferentes cópias dela mesmo espalhada em inúmeros mundos paralelos. Ele é um Mago que é uma exceção a essa divisão de vidas. Todas as inúmeras vidas estão contidas nele em um só mundo e, por isso, todo cuidado é pouco.
O trabalho desse mago poderoso, chamado Crestomanci, é manter o nível da magia controlado. Cada mundo precisa de sua estabilidade necessária para funcionar e para isso ele conta com diversos ajudantes. Esses mundos paralelos são o resultado da divisão de um mundo após algum fato importante ter acontecido em um e não no outro. Alguns ficam com um predomínio de magia em relação a outros e aí começa o intercâmbio mágico entre esses mundos paralelos e é nesse contexto que Crestomanci surge para avaliar.
Uma outra característica desse mago misterioso é a de que ele tem o poder de aparecer em todo lugar assim que o chamam. Então basta a menção a Crestomanci e eis que ele atenderá o chamado - isso realmente lembra-me Harry Potter.

Eis as edições desses livros:
As vidas de Christopher Chant; Conrad's Fate; Vida Encantada; Os magos de Caprona; The Pinhoe Egg; Mil Mágicas; A Semana dos bruxos.

Para a autora, Diana Winne Jones, alguns livros poderiam ser lidos preferencialmente antes de outros, mas nada que complique quem leu em uma sequência inversa de entender a história. Até porque são mundos paralelos, ou seja, tem uma certa independência um do outro.

Diana Winne Jones era uma escritora britânica popularmente conhecida pelo gênero de fantasia em seus livros. Cursou inglês em Oxford e teve como um de seus professores C. S. Lewis (autor de Crônicas de Nárnia). Parte de sua série de livros tem edição traduzida, porém uma grande parte ainda não tem versão na língua portuguesa - ou seria brasileira?! Após o sucesso de Harry Potter por toda essa questão de mundo mágico seus livros voltaram a ser comentados e ganharam uma nova repercussão. Ela criou um mundo diferente, fantástico, porém que tem situações nem tão absurdas assim.

1 comentários:

Léo disse...

Os livros foram escritos em que época mais ou menos? E qual a ordem preferencial, segunda a autora, pra leitura dos livros?