domingo, 2 de fevereiro de 2014

O jornalismo na literatura



Para fazer um Trabalho de Conclusão de Curso é preciso ler, e muito. Isso foi justamente o que fiz, mas tomei o cuidado de ler além das teorias e definições do tema. Busquei exemplos, devorei obras de livro-reportagem. Sempre foi um gênero que me atraiu - aliás quase todos me atraem - e uma a uma li, reli e me apaixonei. Foram quatro anos no curso de Comunicação, mas parece que o tempo passou ainda mais rápido. Lembro-me da minha primeira aula de Teorias e Práticas do Jornalismo em que ouvi sobre Truman Capote, um pioneiro do clássico jornalismo literário que teve, entre suas obras famosas o clássico "Breakfast at Tiffany's", de 1958 (mais conhecido por nós brasileiros como "Bonequinha de Luxo").

O roteiro hoje, porém, não será para falar desse exemplar. A conversa será em torno de "A Sangue Frio" (1966), um livro sobre a história de um brutal assassinato da família Clutter na pacata cidade de Holocom, no estado do Kansas, Estados Unidos. O crime aconteceu em 15 de novembro de 1959 e Capote viaja até a cidade para entender melhor o enredo e poder construir uma narrativa completa, com a apresentação da tragédia com todos os detalhes. Há, inclusive, a psicologia dos assassinos, que mataram os quatro membros da família (pai, mãe e um casal de filhos adolescentes) por um rádio da marca Zenith, um par de binóculos e 40 dólares.
Sinceramente eu esperava mais do livro. Acho que ouvi tanto sobre essa publicação que criei uma expectativa muito alta, mas particularmente prefiro outros livros do gênero. Entretanto, é um livro que vale a leitura pela riqueza de detalhes e a explicação completa do crime. Tudo isso devido a riqueza de detalhes traçado pelo autor em muitas de suas entrevistas feitas com familiares dos Clutter, habitantes da cidade e até com os assassinos - dizem que Capote chegou a ter um romance com um deles (Perry Smith).
O texto é bem escrito, em uma linguagem fácil de ser compreendida e mostra um bom preparo na interpretação de fatos e na própria construção da história. Todas as entrevistas deram um bom embasamento para a análise e ajudaram no próprio enredo, que ganhou riqueza de detalhes.
Aos que gostam do gênero, leiam. O livro foi mais um dos que compôs a lista de indicações do estilo para compor a maneira de retratar meu tema do TCC.

Truman Capote é na verdade Truman Streckfus Persons e conseguiu com "A sangue frio" o rendimento financeiro para sua vida - o livro foi indicado a cinco Oscar. Apesar de ter uma infância marcada pela negligência dos pais, a criação dos parentes de sua mãe permitiu que ele se destacasse desde criança, uma vez que aprendeu a ler e escrever ainda antes de ingressar na primeira série.

0 comentários: